23 fevereiro 2009

Abertura do Ano Lectivo 2009

Arrancou hoje (23 de Fevereiro de 2009) o ano lectivo 2009 na Faculdade de Direito (como em muitas outras) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a maior e a mais antiga instituição de ensino superior em Moçambique.
O ano arranca numa altura em que se projecta uma grande alteração do plano de estudos do curso de Direito (o processo abrange a maior parte das faculdades da UEM) que, em princípio, será introduzido no próximo ano lectivo (2010). No geral esta alteração implicará para o turno laboral a redução da duração do curso dos actuais 4 anos para 3 anos (desconheço se o turno pós-laboral, actualmente leccionado em 4 anos, sofrerá igualmente uma redução). Existem, no entanto, vários aspectos ligados ao conteúdo do plano de estudos que se pretende implementar que ainda estão a ser objecto de análise. Mas, a avaliar pelas reacções públicas (nas televisões, rádios, jornais, etc), estamos perante um processo contra o qual várias vozes se opõem.
Muitos processos de mudança tem enfrentado os mesmos obstáculos, dentre eles, a resistência à mudança. Por vezes essa resistência é justificada. Porém, independentemente das ideias preconcebidas de cada um de nós, julgamos que não podemos antecipar o nosso julgamento em relação ao novo plano de estudos. Por agora, esperemos para ver o que é que se nos apresentará em forma de projecto do novo plano de estudos. Ai sim, poderemos fazer o nosso julgamento e, contribuir, naquilo que for possível, com as nossas sugestões.
Até lá, desejo a todos os estudantes da UEM, em particular os da Faculdade de Direito, um bom início do ano lectivo 2009 - mãos-à-obra.
SM

3 comentários:

Arsenio Gonçalves disse...

Saudações professor Staylier... permita-me a ousadia fui tentado a deixar um comentário neste texto do seu bloog.
Se permite aqui vai...

Uma sociedade é um campo fértil de mudanças, boas ou más, é um jogo de escolhas onde feliz ou infelizmente são tomadas por aqueles que são considerados os grandes decisores no seio da sociedade. Claro com alguma influência de alguns grupos fortes dentro das sociedades organizadas ( ex: cientistas, estudiosos, max medias, etc ).

Eu penso que a mudança curricular ora em curso é um exemplo flagrante desta mudança e digo, num processo de mudança há sempre sacrificados há sempre prós e contras e neste processo não seriá diferente. Porém eu penso que nós (estudantes) temos, como destinatários deste processo de mudança, sentirmos-nos parte dele e tomar parte dele em vez de hostilizar, e claro os docentes e o corpo directivo das diversas faculdades da UEM são veículos de implementação deste currículo pois é o docente na sala de aulas que em ultima instância efectiva qualquer forma curricular. Portanto eu acho que são estes os sujeitos que devem agir para que este processo não seja mais um plano fracassado. Bem haja o novo currículo bem hajam a mudança e o desenvolvimento da ciência que tanto precisamos...

E quanto a nós estudantes da faculdade de Direito estamos prontos para o novo desafio e o ano lectivo que já iniciou.

Esperamos um bom ambiente com os docentes, especialmente na cadeira de Teoria Geral do Direito Civil.


chefe de turma 2º ano diurno (2009)

Dércio Cuna disse...

meus cumprimentos ilustre Dr. Staylier, subscrevo o comentario do chde da turma e penso que estamos todos inseridos no processo da reforma curricular.

Ao professor desejo também um bom ano lectivo e uma bom ano profissional.

Dércio Cuna ( 2º ano diurno) 2009

stayleir marroquim disse...

Lampião e Dércio,
Concordo com o dizem. Espero que, quando forem chamados para se pronunciarem, apresentem, sem receio, as vossas opiniões.
Lampião...sinta-se a vontade para comentar qualquer artigo sempre que assim o entender.
Abraço.
SM